terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro

Hoje é Dia Mundial do Livro. Desde 1996 que o 23 de abril, por decisão da UNESCO, lhe é dedicado.

Os livros sempre fizeram parte da minha vida. Tenho muitos, muitos que ainda não li, outros que precisava de reler. Em miúda, quando vinha da escola primária fazia um desvio (ia e vinha sempre a pé e sozinha ou com os colegas/vizinhos) para ir à biblioteca municipal requisitar livros. 

Não sei bem de onde vem este gosto. Não me parece que fosse especialmente estimulada para ler. A minha mãe contava-me histórias e parece que era menina para dizer "Ó mãe não é assim!".

Em criança tive alguns livros, não tinha muitos das coleções da moda da época. Por isso li mais que uma vez os mesmos, na adolescência trocávamos entre amigos ou, mais uma vez, ia à biblioteca. Lembro-me que não adormecia sem ler um bocado, lembro-me que lia o dicionário (!!!). Sim, muito estranho, mas lia mesmo. Abria numa página à sorte e lia algumas entradas... 

Não tenho O livro da minha vida, o preferido. Gosto de vários autores e tenho a impressão, aliás a certeza de que me falta conhecer muitos. No entanto, e voltando à infância, há dois que me marcaram. Um por ter sido o primeiro livro "grande" que li, tinha 8 anos. Outro porque num ano qualquer de crise foi o meu presente de Natal...




Sem comentários:

Enviar um comentário